Um vídeo produzido para o público jovem de uma cidade no Sul da Inglaterra se transformou numa sensação na internet. As imagens são fortes e mostram o resultado chocante de um acidente causado quando a motorista de um veículo divide o tempo entre a direção e o celular. Uma matéria publicada neste sábado no jornal The Sun informa que a versão editada do vídeo, com quatro minutos de duração no YouTube, já recebeu cerca de 5 milhões de cliques.
O filme original tem 30 minutos e foi feito em um dia usando alunos como atores. A idéia era mostrar aos adolescentes da cidade de Tredegar os riscos de desviar a atenção enquanto está no comandao da direção. Mas a repercusão foi tamanha que hoje o assunto é comentado em toda a parte do mundo.
Por causa da atitude irresponsável, o carro onde estão a jovem motorista e duas amigas dela se envolve num grave acidente. Além de perder as duas colegas, o casal que estava no outro carro com os filhos pequenos também morre. A história por si só já é trágica, mas a forma como as imagens são apresentadas dão uma percepção melhor do que acontece nesse tipo de colisão. Conforme o The Sun, "a chave para o sucesso do filme é o detalhe angustiante do impacto do acidente e suas conseqüências".
Em entrevista ao tabloide, o cineasta Peter Watkins-Hughes comentou que fez o filme motivado por uma conversa com alguns estudantes. A partir daí, ele percebeu a necessidade de falar aos adolescentes sobre o assunto. "Eu acho que o filme foi um sucesso porque é muito realista”, comentou.