A Rede Globo de Televisão divulgou nessa quinta-feira um comunicado interno regulamentando o uso de redes sociais, com blogs, Twitter e Facebook, por seus artistas. Com a decisão, atores, diretores, apresentadores e roteiristas ficam, por exemplo, proibidos de divulgar detalhes sobre gravações de novela ou outras produções dramatúrgicas, assim como emitir opiniões sobre as mesmas.
Pelo Twitter, Bruno Gagliasso criticou a decisão (foto)
O comunicado diz que ficam proibidos “a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à emissora, ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”. Só com autorização, os contratados poderão manter contas em redes sociais.
Segundo a emissora, a decisão pretende proteger conteúdos produzidos da “exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.
O comunicado pegou várias celebridades de surpresa, já que ferramentas como o Twitter são amplamente utilizadas por globais, como os atores Bruno Gagliasso, Fernanda Paes Leme, Carolina Dieckmann, e os apresentadores Xuxa, Luciano Huck e Angélica.
Pela ferramenta, alguns expressaram sua insatisfação. Por sua página no Twitter, Gagliasso classificou a decisão como censura. “Amo o que faço: arte!!!Sou contra qualquer tipo de censura”, afirmou. Fernanda Paes Leme declarou que não pretende parar de usar a ferramenta. “Blog, twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem... eu vou continuar por AQUI”.