No formato brasileiro, todo o conteúdo é comandado por meio do seu set top Box:
Preste atenção! Em breve, o Olhar Digital pode ficar assim, com um menu interativo para você ter acesso a conteúdo extra, sejam os links para os sites apontados nas matérias, sejam as notícias que publicamos diariamente em nosso site, sejam, inclusive, links para a compra dos produtos apresentados nos vídeos. Já pensou? Pois é, e essa realidade não está muito distante. As normas para a TV digital no Brasil preveem tudo isso acontecendo na sua tela. E todo o conteúdo é comandado pelo controle remoto do seu set top Box, este aparelhinho aqui, parecido com os das TVs por assinatura, que você também terá na sua casa.
Já existem empresas investindo pesado nessa tecnologia e alguns canais abertos já estão, inclusive, transmitindo a interatividade em formato experimental.
"A TV Digital, hoje, está num momento de quase lançamento da interatividade. A gente tem esperança de que até o Natal deste ano nós já tenhamos alguns equipamentos com interatividade para o telespectador começar a sentir o que é interatividade na televisão brasileira. E a gente acredita que no próximo ano, com a Copa do Mundo, nós vamos ter vários programas interativos para que a pessoa possa não só assistir ao jogo, mas também interagir com o jogo", afirma o diretor comercial da TQTVD, Izaias Silva.
Mas como tudo isso funciona? A emissora só vai precisar acoplar um equipamento desses em seu sistema de transmissão. É nele onde ela vai estabelecer a grade de programação do conteúdo interativo. Isso significa que a emissora poderá enviar conteúdos exclusivos para cada programa, ou para cada bloco do telejornal. Na outra ponta, ou seja, na sua casa, só é necessário ter um set top Box compatível com o Ginga, que é o padrão estipulado para a TV digital no Brasil. E saiba que, pelo menos nesse aspecto, nós estamos muito à frente dos Estados Unidos e também da Europa. Na TV digital deles, não existe um canal de retorno – ou seja, o telespectador não consegue enviar nenhum comentário de volta para a emissora. No Brasil, isso é obrigatório e o feedback é enviado pela internet.
"A partir do momento em que a convergência digital acontecer mais e mais, a pessoas vão aprender não só como receber a informação da TV, mas também interagir com a TV para ter a informação que ela precisa. Nesse momento os mundos do PC e da TV começam a se fundir", conclui Silva.
Um outro detalhe interessante é que esses set top boxes preparados para a interatividade vão apresentar um poder de processamento e memória muito superiores aos existentes no mercado atual. Dessa forma, toda a interatividade será baixada para a sua casa, automaticamente e a todo instante. Com isso, todo o processo acontecerá ali mesmo, evitando qualquer delay. A gente já está na contagem regressiva para a interatividade na TV digital. Em breve, esperamos ter mais essa forma de contato com você. Mas por enquanto, aproveite as já existentes! Aqui em cima desse texto, a gente te dá links para várias outras matérias referentes à TV digital. Você vai entender melhor o que é o Ginga, vai ver que já é possível ter o sinal da TV digital na sua casa por menos de 1500 reais, incluindo uma televisão novinha, e também vai ver os bastidores da produção de um programa inteiro em HD. Acesse já!