A tendência de mercado são netbooks cada vez mais produzidos com o modem 3G embutido, o que o torna cerca de 10% mais caro do que um modelo comum, e com teclados praticamente iguais (em tamanho e comodidade) aos dos notebooks. A opinião é da gerente de Produtos de Netbooks da Dell, Sandra Chen, ao enfatizar que a tecnologia que acompanha esse tipo de equipamento fica mais avançada ano a ano. “O preço deles só não é menor, o que o tornaria mais atrativo para os brasileiros, por causa das altas taxas cobradas no país”, diz ela.
A gerente de Marketing e Novos Produtos da Positivo Informática, Adriana Flores, concorda com Sandra Chen, tanto na questão do modem embutido quanto na do preço. “Entretanto, não acho que o valor do produto deva ser o motivo principal na hora de alguém optar por um netbook. Se essa for a ideia, o usuário poderá se arrepender depois”, afirma ela, destacando que a definição de necessidades e a verificação se elas se encaixam nas funcionalidades típicas de um netbook são essenciais para o usuário usufruir adequadamente do equipamento. “Quanto ao modem 3G embutido, sem dúvida é uma praticidade a mais, que facilita muito o acesso à internet via rede de telefonia móvel. O custo aumenta em torno de R$ 200. Em alguns países, isso já é subsidiado pelas operadoras, fato que pode em breve ocorrer também no Brasil”, acredita.
O aumento do mercado de netbooks é flagrante, o que demonstra a grande aceitação do produto junto ao público, garante o gerente de Produtos Notebook e Netbook da LG, Fernando Fraga. “Até alguns meses atrás, tínhamos somente cinco fabricantes oferecendo o ultraportátil. Hoje já são cerca de 12”, informa ele, ressaltando que, apesar desse crescimento, o equipamento não é concorrente do notebook, uma vez que ambos os segmento de produtos foram criados para atender necessidades específicas. “A própria indústria já impôs determinadas regras de restrição aos netbooks, para que essa concorrência não seja prejudicial nem ao fabricante nem ao usuário. Um netbook não foi feito para ser o único computador de uma casa. Em compensação, é a melhor máquina existente como equipamento complementar.”