Se você tem alguma suspeita de que um arquivo está infectado por algum tipo de vírus. o melhor a fazer é testá-lo com seu antivírus. Acontece que em algumas situações você pode não dispor desse tipo de programa, por estar usando um micro de um cibercafé ou outra situação parecida. Nesses casos pode fazer uso de um site muito útil, o Threat Expert (http://www.threatexpert.com/).
O funcionamento é muito simples. Entre na página principal e clique no botão “submit Sample”. Na tela seguinte, selecione o arquivo que deseja verificar. Para isso, clique no botão “Enviar arquivo”. Selecione a pasta e o nome do arquivo, pressionando o botão Open.
Informe o seu e-mail no campo seguinte. Na sequência, o site fará o upload do arquivo. Lembre-se de que a única limitação desse serviço é que o tamanho do arquivo não pode ser maior do que 5 Mbytes.
Depois do upload você recebe um aviso, indicando que o arquivo foi aceito e será processado. Ele avisa também que, em alguns minutos, você receberá uma mensagem. Se o arquivo tiver algum tipo de problema, você receberá uma mensagem indicando que ameaça ele contém. Caso contrário, aparecerá a mensagem “the submitted file is not detected”.
O site também é uma enciclopédia sobre ameaças virtuais. Você pode usar o campo de busca (Search Reports) para pesquisar sobre algum vírus ou termo associado às ameaças. Na página inicial você também tem uma lista dos vírus mais atuantes e dos mais perigosos.