A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 colocou Belo Horizonte no roteiro da competição. A capital mineira será uma das subsedes dos torneios masculino e feminino de futebol.
Mineirão será um dos palcos da competição de futebol dos Jogos Olímpicos 2016
Após o anuncio oficial, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, afirmou que a capital mineira vai usar a estrutura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 para receber também a competição Olímpica. “Não teremos que fazer um grande investimento, pois já nos comprometemos com a Copa de 2014. Sem dúvida, foi uma grande vitória”, afirmou.
Mesmo sem demandar um grande investimento, Corrêa acredita que os Jogos de 2016 serão mais uma oportunidade para incrementar o setor turístico em Belo Horizonte. O governador Aécio Neves (PSDB) também destacou a escolha e fez questão de ressaltar os benefícios que a organização do evento trará ao país. “Acho que todos nós vivemos a mesma emoção. Uma grande vitória do Rio de Janeiro, mas uma vitória maior ainda do Brasil”, disse.
Segundo Gustavo Corrêa, o mineiro Fábio Starling, gerente-geral de Relações Institucionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) será o elo entre o estado e os organizdores do evento.
Também vão sediar a competição de futebol as cidades de São Paulo, Brasília e Salvador.