1) Cada um só dá o que tem. Por isto mesmo,
não tente ensinar o porco a cantar ópera,
porque ele nunca vai aprendê-la.
O máximo que conseguirá
é chatear o pobre e limitado porco! (2009)
Comentário: Há, na língua portuguesa, várias frases feitas que bem ilustram esta assertiva: a) Malhar em ferro frio; b) Quem nasceu para tamborete, jamais chega a banco. No campo da paremiologia (estudo dos provérbios) os exemplos são ainda mais numerosos: a) Quem nasceu para burro, nunca chega a cavalo, b) Quem nasceu para cinco, nunca chega a dez; c) Quem nasceu para dez reís, não chega a vintém; d) Quem nasceu para pobre, não chega a rico; e) Quem nasceu para porco, nunca chega a porqueiro. Enfim, quem nasceu para vintém, nunca chega a pataca. Mas, existe uma expressão mais atenuada que permite, em determinadas situações, a pessoa superar um pouco a sua própria limitação: Quem nasceu para burro de horta, mal pode chegar a ginete.
Diante de tanta limitação, sobretudo a da inteligência, sob a forma de um determinismo sócio-cultural, talvez só o kardecismo possa explicar esta lamentável barreira.
2) Muito cedo, aprendi a bela lição dos pássaros canoros:
O máximo de canto, no mínimo de corpo! (1995)
Comentário: Este pensamento é a valorização dos valores espirituais comparados aos materiais, sobretudo nesta deplorável época de pragmatismo, consumismo, imediatismo, enfim, da exacerbada valorização da filosofia do ter versus a filosofia do ser. A hora presente acha-se voltada, totalmente, para o “carpe diem”, ensinamento epicurista de Horácio (65 m. 8. a. C,), ou seja, aproveitar todos os prazeres e gozos da hora presente.
3) Podem matar o sonhador, mas nunca,
jamais, em tempo nenhum, em parte alguma,
conseguirão matar o sonho! (1998)
Comentário: Diversos grandes sonhadores da humanidade foram mortos por inveja., intolerância ou ódio, embora os seus ideais nunca tenham sido sepultados, por exemplo: Jesus Cristo com o sonho de plantar no coração dos homens as sementes do amor, traduzidas pela prática da caridade. O grande indiano Ghandi pela lição de se praticar a não violência, a fim de se conseguir grandes realizações. No caso deste, foi a libertação política de seu país por meios pacíficos. Ambos foram assassinados, mas os sonhos deles continuam de pé!!!
NOTA:
Frustrados não gostam de ver as pessoas perseguindo sonhos...
Mantenha suas metas distantes dos frustrados.
Lixo humano!!!