Sietes, na Espanha, tem apenas um ponto de Wi-Fi
Uma vila na Espanha em que o único modo de se conectar à internet é um ponto de Wi-Fi (rede sem fio) de apenas 512 kilobytes por segundo e a maior parte das pessoas admite não saber usar um computador. Esse foi o cenário escolhido pela Microsoft para filmar comerciais do Windows 7, sistema operacional que tem a missão de recuperar a imagem da empresa depois do traumático Vista.
Os comerciais foram feitos na vila de Sietes, na Província de Astúrias, que tem cerca de 40 moradores. O jornal britânico Telegraph conta que a empresa chegou ao local com 50 computadores para ensinar aos habitantes como usar o novo software e filmou o anúncio, que será exibido no dia 22 de outubro, data de lançamento do Windows 7.
Jaime Tabernero, que aparece no filme, contou ao jornal sobre a penúria dos internautas locais.
– Aqui não tem conexão por cabo, não tem ADSL ou qualquer coisa do tipo. Para se conectar há apenas um sinal Wi-Fi de 512 kilobytes.
A Microsoft diz que escolheu a vila por causa do nome (setes, em espanhol).
O novo sistema operacional da Microsoft chega ao mercado antes do previsto com a missão de substituir o Windows Vista, que apresentou diversos problemas e foi responsável por afastar usuários, atraídos por plataformas da Apple ou pelo Linux. Houve até protestos na internet quando o Windows XP, que era vendido antes do Vista, foi retirado do mercado pela empresa.