Office 2007 recebe atualizações já com as novas regras ortográficas para download
Em meio ao corre-corre de apresentação do seu novo sistema operacional, o Windows 7, a Microsoft ainda arrumou tempo para lançar, esta semana, a atualização do pacote de produtividade Microsoft Office 2007, que já integra o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil em janeiro. Ou seja, a partir de agora os usuários já podem digitar palavras grafadas com a nova regra sem vê-las sublinhadas de vermelho ou, ao contrário, escrever incorretamente um vocábulo e saber que errou justamente devido à linhazinha vermelha sob ele. Se você quiser contar já com a adequação do serviço, é só fazer, gratuitamente, o download das atualizações, que incluem o verificador gramatical e o dicionário de sinônimos, no Centro de Downloads da Microsoft.
“Começamos a adaptar o Office 2007 já no início do ano, quando as novas regras passaram a vigorar. Mas tivemos de esperar um pouco mais para deslanchar o processo devido às dúvidas que existiam relacionadas às palavras compostas, que só foram dissolvidas em março”, diz o gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil, Eduardo Campos. Segundo ele, uma equipe de terminologistas e tradutores, baseados nos Estados Unidos, conduziram o projeto, que encontrou nas adaptações do dicionário e nos testes, que tiveram de ser feitos exaustivamente, os principais motivos para definição do tempo de trabalho. “Apesar de o acordo ortográfico alterar a grafia das palavras no Brasil em somente 0,5%, as adaptações das ferramentas de correção gramatical foram complexas e exigiram muita experimentação para garantir a eficácia do programa. Apesar disso, a atualização do pacote acabou saindo antes mesmo do prazo previsto, que era o fim do ano”, afirma o executivo.
RAPIDEZ Apesar de as regras terem entrado em vigor em janeiro, as duas versões poderão conviver até 31 de dezembro de 2012, que foi a data estabelecida pelo governo para a adoção obrigatória da nova ortografia. “O Office 2010, que será lançado em meados do ano que vem, vai vir com as três opções de ortografia: a pré-reforma, a pós-reforma e a mista, que engloba as duas. O software entra em breve em sua fase beta de testes”, revela.
Se você pensa em baixar as atualizações, basta entrar no endereço da Microsoft que tudo é muito simples. O arquivo tem somente 5MB, o que torna a tarefa bem rápida. O interessante é que o site, além de permitir o download sem qualquer problema, ainda mostra, em sua primeira página, as principais mudanças ocorridas, como o fim do trema e do acento agudo em ditongos abertos das palavras paroxítonas, tipo jiboia ou plateia. Mostra, também, que o acento circunflexo desapareceu em palavras terminadas em “ee” e “oo” como, por exemplo, na palavra voo. Enfim, traz todas as alterações abrangidas pela reforma, além de um vídeo que mostra como fazer as atualizações.
http://www.microsoft.com/latam/presspass/brasil/2009/outubro/office_pt.mspx