Simplicidade e desenho minimalista são marcas registradas de browse lançado esta semana
Pegando todos de surpresa, a boa do Google, esta semana, foi o lançamento da versão beta do navegador de internet Chrome, disponível, por enquanto, para Windows XP e Vista. O programa, de código aberto, foi lançado em 43 idiomas, incluindo o português. A novidade vem sendo desenvolvida há um ano e promete desbancar rivais como o Firefox, da Mozila, o Safari, da Apple, e o Internet Explorer, da Microsoft. "Todos os navegadores existentes, de uma maneira ou de outra, causavam uma má experiência para o usuário. O desafio dos nossos engenheiros era desenvolver o navegador dos seus sonhos", afirma sem modéstia Félix Ximenez, diretor de comunicação do Google Brasil.
O resultado foi um browser extremamente simplificado, de design quase minimalista, bem à maneira da página inicial do gigante de buscas. Aproveitando o que há de melhor nos navegadores que já disputam o mercado, o Chrome tem as abas parecidas com as do Firefox e a simplicidade semelhante à interface do Safari. Do Explorer, o navegador do Google herda as recentes funções de privacidade incorporadas à versão beta (IE 8), lançada na semana passada.
Um dos pontos que garantem robustez ao produto é que as abas são processadas separadamente. Isso significa que, se uma delas trava, as outras continuam lá, e o usuário não precisa reiniciar o aplicativo inteiro basta atualizar a página que deu problema.
O caderno Informátic@ testou o Chrome e mostra aqui quais são as principais novidades do jeito Google de navegar. Para baixar:
www.google.com/chrome
. Sem gravardados
Navegação anônima para fazer serviços bancários. Com a opção, o computador não guarda os dados na memória.
. Aba inteligente
Ao abrir uma nova aba, o Chrome mostra as nove páginas mais visitadas, em vez de uma página em branco. Ele gera pequenas visualizações dessas páginas.
. Não lembra o endereço?
Quando um endereço começa a ser digitado, o navegador já faz uma procura nos sites mais visitados e também na página de buscas do Google, automaticamente.
. Esqueceu aquele download?
Se não lembra onde baixou determinado conteúdo, o usuário pode procurar na caixa de busca do próprio browser.