Uma verdade negligenciada por toda uma geração e por muitas famílias. Os adolescentes estão sendo prejudicados intelectualmente e psicologicamente por seus próprios hábitos. Um deles é o hábito de dormir tarde e pouco. Um estudo divulgado pelo pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, mostra que tal comportamento está ligado à depressão e a pensamentos suicidas.
A análise pode até ser considerada um pouco defasada, já que foi feita na década de 90. O que pode indicar que hoje o quadro se agravou muito, com a presença cada vez mais constante da internet na vida dos jovens. Mas o montante é significativo. Foram analisados 15,5 mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Um em cada 15 dos jovens analisados estava deprimido. A depressão e os pensamentos suicidas também foram mais frequentes em meninas, jovens mais velhos e entre os que tinham uma percepção menor de quanto seus pais se preocupavam com eles.
Segundo o coordenador do estudo, James Gangwisch, a falta de sono afeta as respostas emocionais do cérebro e leva a um estado de irritação que dificulta lidar com as dificuldades do dia-a-dia.
Quem já passou uma noite mal dormida, possivelmente recente, em tempos de virada de ano, sabe bem que a concentração e o julgamento são afetados.
Dormir bem é uma prevenção contra a depressão e uma alternativa barata que impulsiona a qualidade de vida e a saúde.
Uma boa noite de sono aliada a comida saudável e exercícios regulares são essenciais para se manter emocionalmente saudável e tornar 2010 um ano realmente feliz.