Uma pesquisa realizada pela BBC no início de 2010 apontou que uma em cada cinco pessoas em todo o mundo considera o acesso à web fundamental
Quinta-feira, 01 de julho de 2010 às 17h00
Enquanto o nosso sistema de banda larga engatinha para se popularizar a uma velocidade de 512 kbps, vide PNBL, o governo finlandês aprovou hoje, 1/06, uma lei que estabelece o direito de todo cidadão de acessar internet rápida por uma velocidade mínima de 1 MB por segundo.
A Finlândia é o primeiro país do mundo a determinar em lei, o acesso livre à banda larga como um direito básico dos cidadãos, segundo informações da agência BBC Brasil.
A lei vale a partir deste quinta-feira e assegura a todo finlandês o direito de acessar a internet a uma velocidade mínima de 1 megabyte por segundo (MB/s). E até 2015, o governo finlandês promete conectar toda a população a uma velocidade de 100 MB/s.
Pela lei da Finlândia, todas as empresas de telecomunicação do país estarão obrigadas a oferecer o serviço à população. A ministra das Comunicações filandesa, Suvi Linden, afirmou que a nova lei foi aprovada porque a internet vai além das atividades de entretenimento.
"Nós consideramos o papel da internet na vida dos finlandeses. Serviços de internet não têm mais a função de apenas entreter”, disse Linden. "A Finlândia trabalhou duro para desenvolver uma sociedade informatizada e, dois anos atrás, percebemos que nem todos tinham acesso."
Na Inglaterra, o governo prometeu à população uma conexão de até 2 MB/s até 2012, mas o acesso não é garantido por lei. Os cálculos indicam que 73% dos habitantes da Inglaterra tenham acesso à internet.
País
Localizada no Norte da Europa, a Finlândia tem cerca de 5,3 milhões de habitantes, menos do que o número estimado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o município do Rio de Janeiro, no ano de 2008, que é de 6,1 milhões. A Finlândia é o país menos povoado da União Europeia e registra uma taxa de alfabetização de 99%. No país, os idiomas falados são o finlandês e sueco. As autoridades finlandesas estimam que 96% da população já tenha acesso à internet.
olhar digital
.