Rio - O Brasil não é produtor, mas está entre os dez maiores consumidores de azeites do mundo. Se você gosta do produto e deseja saber mais sobre suas variações, não deixe de ler as dicas abaixo.
PERGUNTA E RESPOSTA
Sempre compro azeite, mas tenho observado um aumento na variação de origem e marcas . Como posso identificar o verdadeiro azeite português, o italiano, o espanhol? Qual a diferença entre azeite e azeite extra virgem? Tânia Silva, por e-mail
O azeite se divide em alguns tipos e os mais conhecidos são: azeite virgem, extra virgem, refinado e puro. O azeite virgem é produzido na segunda ou terceira prensagem da azeitona e com acidez em torno de 2%. O extra virgem é o retirado após uma única prensagem da azeitona a frio, por isto é mais puro e com baixa acidez, no máximo 1%. O azeite refinado é obtido por outras prensagens da azeitona e passa por processos industriais de descoloração, etc. Já o azeite puro é obtido pela mistura do refinado e virgem e chega ao mercado com preços mais baixos.
O consumidor encontra dezenas de marcas e tipos de azeite no mercado e para escolher deve observar a procedência e se atentar ao local onde o mesmo foi envasado. Observe que o azeite produzido e envasado em Portugal, por exemplo, possui um selo de procedência estampado na lata ou na garrafa, garantindo a origem. Outros ainda possuem o selo de DO (denominação de origem), do produto para garantir ainda mais a qualidade e de saber a safra da azeitona que deu origem ao produto.
.