Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Notícias
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Diferença de idade no relacionamento pode diminuir a expectativa de vida de mulheres, diz estudo
com informações da Max-Planck-Gesellschaft, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Diferença de idade no relacionamento pode diminuir a expectativa de vida de mulheres, diz estudo

O casamento parece ser mais benéfico para os homens que para as mulheres, pelo menos no que diz respeito à longevidade. Estudos anteriores já demonstraram que homens casados com mulheres mais jovens vivem mais. O que era de se supor é que mulheres com maridos mais jovens também deveriam ter uma expectativa de vida maior.


 


Mas um estudo de Sven Drefahl, do Instituto Max Plank, na Alemanha, e publicado no periódico Demography indica que talvez essa última afirmação não seja a mais correta. Ao contrário, quanto maior a diferença de idade para o parceiro – independentemente se a mulher é mais velha ou mais nova que ele – menor a expectativa de vida delas.

No caso dos homens, quanto mais jovem a esposa melhor. O risco de mortalidade dos maridos mais velhos que as esposas – 10 anos em média – cai em 11%, comparado a casais de idades mais próximas.

Esse efeito protetivo teria a ver com o que alguns pesquisadores chamam de “seleção saudável”, ou seja, aqueles que se relacionam com parceiras mais jovens conseguem fazê-lo porque já são, de alguma forma, mais saudáveis e isso seria indicativo de uma expectativa de vida maior. Além disso, há também contribuições psicológicas e sociais do fato, que trariam benefícios paralelos aumentando mais ainda a possibilidade de se viver mais.

“Mas essas teorias agora terão de ser revistas”, diz Drefahl. “As relações entre expectativa de vida e diferença de idade, no caso das mulheres, parecem não ser tão claras assim.”

Risco de mortalidade pode aumentar 20% por década

Os dados coletados por uma pesquisa ampla, feita anteriormente com casais dinamarqueses, levaram o pesquisador a concluir que o risco de mortalidade para as mulheres aumenta em 20% para cada década de diferença das idades entre ela e o parceiro.

Portanto, a teoria da “seleção saudável” pode não se aplicar às mulheres. No caso delas, também há uma questão: a maioria das mulheres parece não procurar relacionamentos com homens mais jovens. A maioria se casa com homens mais velhos: nos EUA, a idade da maioria das noivas é em média 2,3 anos menor que a dos noivos. E isso pode indicar que as mulheres mais velhas não vêm grandes benefícios psicológicos ou sociais em se relacionar com homens mais novos (coisa que funciona para os homens). Mas por que isso diminui a expectativa de vida delas?

“Uma explicação possível é que casais em que os homens são mais novos podem, de alguma forma, violar normas sociais arraigadas e, portanto, sofrer algum tipo de sanção social, o que leva a processos de ansiedade, por exemplo”, diz Drefahl. Esses casais, aponta o pesquisador, podem ter uma vida social menos ativa, o que resulta em menos momentos de lazer, maior estresse, redução do nível de saúde e consequentemente uma maior mortalidade.

De qualquer maneira, observa a pesquisa, a expectativa de vida de pessoas casadas é maior do que a dos solteiros. E as mulheres, na grande maioria das vezes, vivem mais que os homens, em todo o mundo.

 

 

 
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(16/03/2019) Ministro da Infraestrutura anuncia concessão de três novas ferrovias
(01/01/2015) O Legado de um corredor
(29/12/2014) Maratonista de 103 anos volta à ativa
(29/12/2014) Idosos velozes e furiosos
(31/03/2014) Cancelamento de contratos: Telefonia, banda larga e TV por assinatura
(30/08/2013) Golpe da Vivo móvel e Ace seguradora
(19/06/2013) Protestos indicam que modelo brasileiro chegou ao limite, diz FT
(17/02/2013) Blogueira cubana Yoani Sánchez inicia viagem pelo mundo
(08/02/2013) Descoberta de carne de cavalo em lasanhas da Findus agita Reino Unido
(08/02/2013) Pessoas infelizes assistem mais TV, diz estudo
(02/02/2013) Conservadores lançam alternativa ao Facebook
(23/01/2013) Agulhas contaminadas com HIV!!! Não repasse.
(06/01/2013) 4 técnicas de lavagem cerebral que estão sendo utilizadas em você
(06/01/2013) Programados para morrer, conspiração da indústria
(16/12/2012) Massacre de Sandy Hook x Escolas sem Deus


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes