Existe atualmente uma completa escassez de profissionais voltados para o digital. Essa falta se dá em função do crescimento da própria internet e através da conscientização de que a web não pode mais ser ignorada ou colocada como apenas um canal de comunicação. Em alguns casos a web pode ser o próprio meio de sobrevivência de algumas empresas.
Já dissemos que profissionais de marketing e publicidade on-line devem ser multidisciplinares, mas para se ter uma idéia da falta de profissionais qualificados, é comum se ver agências de publicidade digital anunciando seu serviço em links patrocinados. Parece que falta até mesmo conhecimento sobre SEO nessas agências. Como então elas vão poder trabalhar a imagem institucional de seus clientes se não conseguem fazer nem mesmo para elas próprias? Será que enviando e-mail? O tão propalado e-mail marketing, que mais se assemelha a panfletagem?
Se por um lado há escassez de profissionais capacitados a operar no mercado de publicidade e marketing digital, há também escassez de cursos destinados à área.
Em alguns casos, até se tem o curso, mas as grades não avançam ou estão muito aquém da tarefa de formar bons profissionais.
O novo marketing passou por uma reestruturação devido à internet. Pode-se considerar que o marketing atual é o marketing 2.0. Mas e os cursos, será que acompanharam a tendência? Há alguns cursos até mesmo de pós-graduação, MBA etc, voltados para o setor, mas como o fenômeno da internet é relativamente recente, há também escassez de bons docentes no mercado.
Em relação aos cursos, somente alguns colocam o SEO como parte de sua grade. Parece que os profissionais de publicidade e marketing digital têm que ficar discutindo formatos e veículos, e não a parte prática de como fazer publicidade e marketing de internet. É bem provável que na montagem desses cursos, levem em consideração envio de e-mail e outras técnicas de abordagem, já que estratégia de posicionamento em sistemas de busca, não deve ser o fator principal.
Se os cursos são incompletos e não abordam em profundidade o assunto, é porque os docentes também não estão preparados para atender a demanda. Não somente a grade curricular se torna insípida, mas também a experiência do corpo docente em função das rápidas mudanças que acontece no meio digital.
Redes Sociais
Como ainda não se tem métricas consolidadas de abordagem em redes sociais, tudo ainda é uma grande experiência e tudo vai se desenvolver do jeito que normalmente se desenvolve algo: tentativa e erro.
E é testando que se consegue obter algum resultado. Essa é a verdadeira experiência que docentes devem ter. Profissionais de marketing e publicidade on-line têm o mesmo desafio: trabalhar as marcas das empresas e fazê-las ter lucro. Esse é o papel fundamental de qualquer campanha de marketing digital, que o marketing tradicional também aborda, mas no digital, outros fatores estão envolvidos.
No entanto, não existe, até o presente momento, uma entidade ou empresa que seja a palavra final em qualquer coisa que se relacione à internet, ainda que alguns queiram assumir o posto de reguladores dos meios digitais. Tanto os profissionais, assim como as escolas e os docentes, vão aprender no formato da tentativa e erro, até que tenhamos pessoas realmente qualificadas para operar nesse “novo” ambiente.