O rosto de um menino de sete anos foi transformado completamente graças a um tratamento revolucionário desenvolvido por médicos britânicos.
O rosto foi esticado 2,5 cm em 2 meses
O rosto de um menino de sete anos foi transformado completamente graças a um tratamento revolucionário desenvolvido por médicos britânicos.
Daniel Holden, da cidade de Tamworth ao norte de Londres, nasceu com o rosto desfigurado por uma doença congênita chamada síndrome de Crouzon.
Os médicos do Hospital Infantil Diana Princesa de Gales, de Birmingham, utilizaram um novo tipo de extensor para esticar a pele e os ossos da face do menino.
Agora, Daniel está aprendendo a sorrir pela primeira vez em sua vida.
Desenvolvimento ósseo
A pele do rosto de Daniel foi esticada em 1 mm por dia, durante dois meses, permitindo o desenvolvimento dos ossos da face do menino.
O extensor doi acoplado a uma haste especial colocada sobre a cabeça de Daniel. Os médicos inseriram quatro fios nos ossos da face, em torno do nariz do menino, conectando-os a um parafuso central.
A mãe de Daniel girava o parafuso duas vezes por dia, esticando os fios. Ao todo, o rosto do menino foi esticado 25 mm durante o período de oito semanas.
Daniel está aprendendo a rir
Uma enfermeira que acompanhou o tratamento de Daniel disse que o mais difícil para o garoto foi comer: "Ele não podia comer o que queria. Durante um certo tempo tínhamos que amassar toda a comida e alimentá-lo de colher como a um bebê. Depois ele passou a ter que sugar os alimentos liquefeitos por um canudinho. Mas ele conseguiu."
Segundo os médicos britânicos, o caso de Daniel poderá ser usado para o desenvolvimento deste tipo de tratamento.