Nestas eleições, o acesso à internet gratuita para a população foi um tema muito abordado por candidatos de diversas regiões. A moda se espalhou depois que a candidata Marta Suplicy (PT) prometeu, em seu programa eleitoral, que em seu mandato a cidade de São Paulo terá internet sem fio de graça.
As informações são de Rodolfo Lucena, editor de Informática da Folha e do blog Circuito Integrado da Folha Online.
OUÇA
O editor diz que nas eleições municipais deste ano, a internet está sendo oferecida como nos tempos em que o apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), perguntava a sua platéia: "Vocês querem bacalhau?". "Em todo o canto, a internet é o bacalhau do século 21", afirma Lucena.
O jornalista relata que o caderno Informática apurou propostas de candidatos de vários locais para ver o que elas tinham de real.
"Conversando com assessores, vimos que as propostas podem até vir a ser viáveis, mas são, de fato, embrionárias", declara o editor.
O jornalista diz, contudo, que a internet sem fio pública não é algo impossível de se oferecer. "Ao contrário, a tecnologia avança para que isso se torne possível rapidamente", declara.