A GSMA (GSM Association) afirmou nesta sexta-feira (24) que a Banda Larga Móvel 3G HSPA (High Speed Packet Access) será a principal forma de acesso à internet na América Latina em três anos. A rede 3G é utilizada, entre outras, pelas operadoras de celular para oferecer internet móvel e é concorrente da rede WiMax.
Para a GSMA que representa mais de 750 operadoras de telecomunicações em 218 países a liderança será conquistada devido "à constante melhoria da cobertura, capacidade e desempenho das redes 3G HSPA".
No Brasil, de acordo com a associação, mais de 500 mil pessoas acessaram a internet por meio de redes e aparelhos com a tecnologia em menos de um ano de operação.
CONEXÃO
Dados da consultoria IDC apontaram que o país atingiu cerca de 10 milhões de conexões em banda larga no primeiro semestre deste ano, levando em consideração as tecnologias fixa e móvel os números da banda larga móvel não consideraram a rede 3G.
As conexões classificadas como físicas IP dedicado, ADSL, Cabo Modem, wireless fixo, satélite, entre outras chegaram a 8,727 milhões entre janeiro e junho de 2008, uma alta de 33,24% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já o número de conexões móveis, que inclui os pacotes vendidos a PCs, chegaram a 1,314 milhão de assinantes. Essa modalidade cresceu bem mais: 464%.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|