A Telefônica vai iniciar nesta sexta-feira (24), em São Paulo, os testes com a tecnologia WiMax, de banda larga sem fio, apontada como uma das sucessoras do Wi-Fi. O projeto piloto, que terá duração inicial de três meses, será realizado nos bairros de Pinheiros e Jardins, para 150 clientes residenciais.
O objetivo é verificar viabilidade técnica e a receptividade do mercado. Segundo a empresa, assim que os equipamentos forem homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o novo sistema começará a ser oferecido junto ao consumidor final. A Telefônica estima que isso aconteça em 2009, mas ainda não dá um preço definido para o serviço.
O WiMax é um tipo de rede sem fio de alta velocidade similar ao Wi-Fi, com alcance superior e mais adaptada à mobilidade. Por isso, funciona melhor para cobrir grandes áreas com internet.
Em São Paulo, durante os testes, o serviço terá velocidade de 2 MB para download e 600 KB para upload, com sinal enviado a partir de três estações de ERBs (Estações Rádio Base) montadas nas ruas Butantã, dos Pinheiros e Bela Cintra. O sistema, que tem como parceiras a Motorola e a Intel, vai funcionar a partir de um modem do WiMax instalado na casa de clientes residenciais, que recebe o sinal e redistribui para o computador do consumidor.
A Intel também aproveitou para apresentar nesta quinta-feira, a um grupo de jornalistas, seu módulo Wi-Fi/WiMax, que poderá ser oferecido nos notebooks com processador Centrino 2. Com ele, os usuários poderão acessar a rede WiMax sem modem externo.
De acordo com a Telefônica, a operadora pretende usar o sistema para completar sua rede de banda larga ou seja, oferecer o serviço com outros já existentes.
Um estudo feito pelo WiMAX Forum e divulgado em abril deste ano prevê que mais de 133 milhões de pessoas usarão WiMax em todo o mundo em 2012, sendo 70% deles com dispositivos móveis e portáteis mais de mil devem ter a capacidade até lá.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|