Nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia de São Sebastião, considerado o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Nesta data, são oficialmente encerradas as comemorações do Natal e do Dia de Reis.
FOLIA DE REIS
Dança do solstício natalino ou de verão, é organizada com a finalidade de angariar fundos para as comemorações típicas dos Santos Reis. São figuras mascaradas que percorrem as ruas da cidade, fazendo adoração de lapinhas e rezando profecias do nascimento de Jesus. Nas portas, após o ritual religioso, realizam a folia que é uma seqüência de danças sobre manguaras. Após a dança, as figuras mascaradas portando pequenas sacolas vão ao encontro dos espectadores para receberem os donativos. Os números apresentados pelo Grupo Aruanda são autênticos e recolhidos em Belo Horizonte, na Vila São Vicente, sem nenhum retoque.
PASTORINHAS
Dança do solstício natalino, comum nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais, onde foi pesquisada, e também em diversas regiões do país. Representa uma cena de adoração do presépio. O lenço branco simboliza a paz o ramo de flores - o florescimento do cajado de São José a vela acesa - Cristo. A luz do mundo. As Pastorinhas visitam as casas onde estão montados os presépios. Após cantarem nas portas, se abertas, adentram e adoram o Menino Jesus e retornam a entrada das casas onde cantam e bailam. E assim, durante todas as noites até a festa de Santos Reis.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|