As notificações sobre quebra de direitos autorais pela distribuição de arquivos em redes de compartilhamento P2P (peer-to-peer) cresceram sete vezes no Brasil no ano passado, na comparação com 2007. Ao todo, foram feitos 108.242 registros desse tipo de prática, empreendida em programas como o eMule, segundo dados da CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
Notificações sobre quebra de direitos autorais cresceram sete vezes no Brasil
"As notificações que chegam até nós são, geralmente, feitas pelas empresas que possuem os direitos pelo conteúdo. Mas estas notificações não têm teor jurídico são solicitações para que o conteúdo seja retirado do ar", afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br, por e-mail. Esses relatos envolvem filmes, fotos, livros e jogos distribuídos pela redes P2P.
O estudo da CERT.br é feito com base em relatos enviados espontaneamente por administradores de redes e usuários. O total de notificações, envolvendo ações como tentativas de fraudes, roubo de informações e ataques a servidores, foi de 222.528 em 2008, uma alta de 39% na comparação com 2007.
As tentativas de fraude representam praticamente 63% das notificações, com 140.067 relatos, um crescimento de 209% em relação ao ano anterior.
Os casos de páginas falsas de bancos cresceram 124% no ano a alta foi maior entre as instituições financeiras brasileiras, com aumento de 266%.
Os relatos de ataques a servidores da web cresceram 149%. "O objetivo desse tipo de ataque é explorar vulnerabilidades em aplicações e, em alguns casos, hospedar cavalos de troia utilizados para fraudes, afirma Hoepers.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|