Dignidade. Esse é o nome da minha foto preferida da exposição Novo Mundo(s), que abriu ontem na casa noturna
Favela Chic , aqui em Londres.
A exposição mostra o trabalho feito pelo fotógrafo Florent Demarchez durante o mês que passou no Brasil acompanhando os fundadores da marca francesa Veja, que produz seus tênis utilizando matéria-prima brasileira obtida de forma sustentável e respeitando os direitos de trabalhadores como seringueiros e plantadores de algodão.
Eu conversei com Demarchez durante a abertura de sua exposição. Segundo ele, foi exatamente a dignidade das pessoas que encontrou em seu mês pelo Brasil que mais o marcou.
"Outra coisa que me impressionou durante essa viagem foram as contradições. Por exemplo, um seringueiro que dá grande valor à floresta e à sua proteção, mas ao mesmo tempo sonha que seus filhos consigam ir fazer a vida na cidade", disse Demarchez.
Ele contou ainda que ficou surpreso com o fato de que todas as casas que visitou, por menores e mais isoladas que fossem, tinham uma televisão. "Nas estantes, as televisões estavam no topo, os santos religiosos, embaixo. Fiquei com a impressão que a TV e a religiosidade tinham quase a mesma importância na vida das pessoas", disse.