Úlceras na perna são notoriamente difíceis de curar, e o tratamento padrão - um curativo químico que livra o ferimento do tecido morto - nem sempre é eficaz. Mas um novo estudo sugere que há uma alternativa, por mais repugnante que possa parecer: vermes vivos.
Pesquisadores britânicos escolheram aleatoriamente 267 pacientes para ter seus ferimentos tratados com hydrogel, um curativo normalmente usado, ou as larvas de mosquitos verdes. As úlceras, causadas por problemas de circulação nas pernas, têm cura lenta, e os tratamentos do estudo duraram uma média de seis meses.
A análise, publicada online em 19 de março no jornal médico BMJ, não encontrou diferenças entre os dois tratamentos no tempo de cura, embora o tratamento larval tenha sido mais caro e ligeiramente mais doloroso. No geral, os pesquisadores concluíram que há poucas diferenças entre os dois tratamentos, e a escolha deve ser deixada ao paciente.
E quanto aos aspectos psicológicos de ter uma ferida tratada com insetos vivos? "Realizamos muitas pesquisas pedindo a opinião dos pacientes", disse Nicky Collum, co-autor do estudo e professor da Universidade de York, "e a maioria desses pacientes está realmente desesperada por um tratamento eficaz, pois eles já têm essas feridas há meses ou anos. Eles ficam muito ansiosos para tentar o novo método."
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|