A AT&T, maior provedora de serviços para internet nos Estados Unidos, começará a enviar notificações aos seus clientes quanto a álbuns de música e a filmes, sob alegação de que eles estão fazendo "tráfico de material pirata", de acordo com um executivo. Caso o internauta ignore os alertas, a conexão poderá ser cortada. Outros provedores menores também estão inclinados a seguir a medida.
AT&T vai notificar internautas por downloads ilegais nos EUA conexão poderá ser cortada, caso os alertas sejam ignorados
Jim Cicconi, executivo da AT&T em Washington, confirmou nesta semana que a companhia está expandindo a experiência, que já havia sido feita no ano passado, conforme um acordo estabelecido com estúdios de cinema.
Cicconi disse que a expansão do programa da AT&T não é resultado de um acordo com a Associação de Indústria Fonográfica da América (RIAA), e que organizações da indústria musical não são parte dos primeiras notificações emitidas pela companhia no último ano.
No novo sistema da AT&T, detentores de direitos autorais poderão informar aos provedores os números de endereços na internet que estão associados com pirataria. O provedor envia, então, um e-mail ao cliente sem mencionar, no entanto, que foi acionado por determinada entidade de direitos autorais.
"Parece que isso vai gerar uma boa responsabilidade aos consumidores, e nós enxergamos a medida como algo dramático. Sentimos por ter que fazer esse trabalho", disse Cicconi.
Provedores identificam seus clientes para detentores de direitos autorais somente sob cumprimento de ordens judiciais. A partir disso, os detentores de direitos e seus representantes, como a RIAA, processam pessoas que fazem downloads ilegais.
Mas, depois de severas críticas a essa estratégia, a RIAA disse, no final do ano passado, que estava abandonando essa política, optando por trabalhar com os provedores para cortar o acesso à internet daqueles que ignorarem os alertas repetidos.
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|