DIA MUNDIAL DA INTERNET
Das necessidades práticas à compulsão, modo como usamos a web inspira ação para comemorar dia mundial da rede
Domingo é o Dia Mundial da Internet. Foi só em 2006 que a Organização das Nações Unidas estabeleceu a data, entendendo que o fenômeno merecia ser celebrado. Na web é assim: estamos sempre avançados e constantemente desatualizados, já que a cada dia surgem novidades que surpreendem e modificam hábitos. Com o tempo, a evolução vertiginosa das facilidades (e também dos problemas) da grande rede mundial de computadores só aumenta os motivos para aproveitar e refletir sobre como usamos a web.
De carona na data, uma agência digital de Belo Horizonte desenvolveu ação que instiga os internautas com a pergunta no site: "Por que você não viveria sem internet?". "Internet é a fronteira sem fim", diz um usuário de Belo Horizonte. "Porque sou internetemente ligada no mundo e a internet é o mundo", acredita uma participante. O outro confessa: "Porque virei um compulsivo, dia e noite, sem ela enlouqueço". Até domingo, as respostas podem ser enviadas para o site, que vai premiar as melhores.
Ferramenta que se enraiza no cotidiano dos usuários, a internet parece realmente indispensável para muita gente. Em termos de tempo de uso, os brasileiros são campeões mundiais. Os últimos dados do Ibope Nielsen Online indicam que nós passamos mais de 26 horas conectados por mês. Em matéria de tempo individual de navegação, atrás dos internautas tupiniquins estão os britânicos, com 25 horas, os franceses, com 24 horas, os alemães, com 23 horas e 53 minutos por pessoa.
Essa é a média, englobando os 25,5 milhões de usuários ativos de internet residencial no Brasil. Mas basta uma procura simples nos comunicadores instantâneos para encontrar gente que passa o dia inteiro conectada e que se descabela quando fica off-line. Conversamos com internautas e especialistas para entender o que acontece quando esse uso deixa de ser um hábito saudável e se transforma em transtorno compulsivo.
Também aproveitamos o Dia Mundial da Internet para entender quais desafios estão no horizonte da www. A inclusão digital, a melhora nas estruturas de banda-larga e a melhor organização dos conteúdos são alguns. Polêmicas, que rendem tantos bits on-line, também não faltam no mundo real, com lançamentos recentes, no Brasil, de livros que são indispensáveis às bibliotecas de internautas atentos: alguns condenam a web, outros a absolvem. No meio do fogo cruzado, as redes sociais, os blogs e os comunicadores instantâneos seguem seu caminho em direção a um futuro que se torna cada vez mais imprevisível - vai saber o que vão inventar amanhã!
|
|
Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango,
bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
|
|
|