Muita gente usa um disco externo para fazer cópias de segurança dos seus dados. Afinal, se o Windows der problema, suas fotos, vídeos e arquivos pessoais estão protegidos e salvos em outro local. Além disso, você pode levar o disco externo para outro computador, sem precisar ficar preso ao seu PC de casa. Basta ter uma porta USB livre.
Mas, e se em vez de ter um disco externo, que tal dois? E se eles estiverem ligados à sua rede local, prontos para acesso de qualquer lugar, com informação acessível de maneira rápida e fácil?
Veja fotos dos equipamentos
Essa é a ideia dos dispositivos de armazenamento em rede, que combinam a funcionalidade dos discos rígidos externos à sua rede local e fazem backups com o simples toque de um botão. Desse modo, você consegue fazer backups em um local só de todos os seus computadores, e acessar informações sem precisar desconectar o cabo USB de uma máquina pra outra.
O UOL Tecnologia analisou três opções desses discos conectados em rede: o Linksys NAS200, o Netgear ReadyNAS Duo e o Western Digital MyBook World Edition II. Apesar da promessa de "tirar da caixa, plugar na rede e começar a fazer backups", os três produtos avaliados precisam de alguns conhecimentos básicos de conceitos de rede para funcionar de verdade —nada que o próprio manual de instruções não resolva e, claro, seguir os passos do assistente de instalação.
Duas das três soluções avaliadas usam o conceito de NAS (network attached storage) em seu nome: o da Linksys e o da Netgear. Ambos vêm com duas baias para a instalação de discos rígidos na capacidade que o comprador quiser.
Capacidade
O modelo da Netgear já vem com um disco de 500 GB (existem outras configurações com 750 GB e 1 TB) e uma baia livre, e o da Linksys deixa a escolha e a compra dos HDs de acordo com o desejo do usuário. Fique de olho na questão do disco na hora de comprar, pois a adição de mais um HD ao pacote pode aumentar o valor a ser pago.
Já o modelo da Western Digital é uma solução "fechada" com dois discos de 500 GB instalados e que não podem ser trocados com facilidade pelo consumidor: conecte-o à rede, faça a configuração e ele faz o resto sozinho.
Os três modelos também usam o conceito de espelhamento de discos em RAID (redundant array of independent disks) para deixar uma cópia do conteúdo de um disco rígido exatamente igual ao original: caso um deles dê problema, o material gravado não será perdido.
Além disso, eles oferecem algumas funções de compartilhamento de mídia pela casa, em dispositivos como videogames e a central de mídia do Windows Vista, por exemplo.