Washington – As emissoras de TV dos Estados Unidos começaram nessa madrugada a transmitir exclusivamente em sinais digitais, em um "blecaute analógico" que deixa fora do ar aparelhos de 3 milhões de lares em todo o país. Desde a 0h deste sábado, esses canais transmitem apenas o sinal digital, após anos de campanhas destinadas a preparar a população para a mudança.
Deixam de funcionar todos os aparelhos com uma antena de teto ou aquelas fixadas na própria TV, a menos que seus proprietários tenham comprado um conversor digital, um televisor já adaptado à nova tecnologia ou sejam assinantes de um serviço por cabo ou satélite. Os conversores digitais custam entre US$ 50 e US$ 80 nos Estados Unidos atualmente.
Segundo o jornal The Washington Post, a mudança deixará sem imagens lares que dependem de um aparelho televisor analógico e que não realizaram a mudança. Em sua página digital, o jornal indicou que se trata principalmente de casas rurais, de baixos recursos ou onde vivem pessoas com pouco conhecimento de inglês.
O Washington Post acrescentou que um programa federal que deveria subsidiar a compra dos conversores ficou sem dinheiro e não soube informar devidamente sobre a necessidade de contar com equipamentos adicionais para receber a televisão digital. “Os problemas para essa gente serão muito maiores do que tinha sido previsto”, disse ao jornal John Carey, professor de comunicações da Universidade Fordham.
A Comissão Federal de Comunicações preparou uma equipe de 4 mil atendentes para auxiliar por telefone as pessoas que tenham problemas ou dúvidas em relação à mudança. Além disso, grupos de voluntários passarão o dia em diversas cidades ajudando os telespectadores idosos a instalar conversores em suas TVs. Pesquisas feitas por emissoras de televisão mostraram que boa parte dos americanos está ciente do fim da transmissão analógica. Nas áreas rurais, porém, a desinformação ainda é um problema.