O governo de Minas inaugurou, nesta quarta-feira, dia 17, o Plug Minas, um centro de formação e experimentação digital para jovens com idade entre 15 e 24 anos matriculados na rede estadual de ensino. Os estudantes serão capacitados para usar a mais avançada tecnologia da era digital aplicada em atividades ligadas às artes e à gestão de negócios, numa concepção inovadora de formação e qualificação profissional no país.
O centro foi instalado em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, onde funcionou a antiga Febem. O Governo de Minas está investindo R$ 15 milhões nas obras de reforma, ampliação e modernização dos 15 prédios que existiam no terreno e que agora passam a abrigar os núcleos de atividade do Plug Minas.
Aulas
Cada núcleo dará prioridade a uma área específica da cultura digital. Os jovens terão livre acesso à internet e chance de aprender a usar ferramentas da web na produção de vídeos e áudios. Eles terão aulas de design gráfico e de empreendedorismo voltadas para os desafios da micro e pequena empresa no mercado virtual. Aprenderão também cenografia, som e iluminação digital usados no teatro, na dança e em espetáculos musicais.
O primeiro núcleo a entrar em atividade é o Valores de Minas, que desenvolve oficinas de artes desde 2005 e passará a contar a partir de hoje com toda a estrutura do Plug Minas. Hoje começa a funcionar também no Plug Minas o projeto especial Micronações, que trabalha junto aos jovens noções de identidade, valores, símbolos e nação. No segundo semestre será instalado a Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, oferecendo formação em linguagem multimídia. A Oi Kabum! tem a parceria da Oi Futuro.
Na chegada ao Plug Minas, o governador e o coordenador do grupo Afrorregae, José Júnior, acompanhados de instrutores do Plug Minas e alunos do Valores de Minas, fizeram um grafite nos muros do prédio. Após sua chegada, o governador conheceu alguns dos núcleos e participou de jogo interativo com crianças do projeto. O ator Bruno de Luca foi o apresentador oficial da solenidade, que também contou com performace do rapper Renegado.
Saiba como participar