O Itaú é a instituição com o maior número de reclamações junto à base de clientes do Brasil. A constatação é de balanço do Banco Central referente a agosto deste ano. Já estiveram nessa situação, o Bradesco, o Santander e o HSBC. O Itaú lidera o ranking desde junho. *
No foco das principais reclamações está a cobrança irregular de tarifas. A mesma constatação do Banco Central também reflete no Procon de Rio Preto. De janeiro a setembro, o Procon recebeu 403 reclamações de correntistas contra instituições financeiras. Os bancos só perdem em reclamações para a telefonia fixa (961 queixas) e móveis/eletrodomésticos (481 reclamações).
“Nossa maior demanda quando o assunto é bancos recai sobre cobranças indevidas”, disse o diretor do Procon de Rio Preto, Sérgio Parada.
Ele aponta ainda que, apesar de proibido, ainda existem bancos que cobram taxa de renovação de cadastro e cobrança pela emissão de boleto bancário. As duas tarifas não são permitidas pelo Banco Central.
“Temos também muitos casos de venda casada. Por exemplo, o cliente abre uma conta ou faz um empréstimo e o funcionário do banco já embute um plano de seguro de vida. Isso é muito comum”, disse.
Outra reclamação comum no Procon de Rio Preto é a cobrança por serviços não contratados, como o cartão de crédito. “Alguns bancos enviam cartão de crédito sem o cliente pedir. É válido lembrar que todo correntista tem direito de ter sem pagamento de taxas um cartão de débito automático.”
Para escapar das tarifas abusivas o Procon indica ao consumidor o uso do pacote essencial de serviços bancários, que é gratuito, e muita atenção na relação com os bancos.
Procurada, a assessoria de imprensa do Itau não comentou o ranking até o fechamento desta edição.
Procon de Rio Preto
Onde: Poupatempo, na rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro
Telefone: (17) 3233-9527
BANCO ITAÚ
* Ranking da roubalheira, safadeza e imoralidade. Manifesto, publicamente, o meu repúdio à essa instituição oportunista por também ser mais uma de suas inúmeras vítimas! (Osmar dos Santos)