Nova trama também aborda avanços da genética
Antes de fazer qualquer apresentação oral à imprensa, o diretor de núcleo Rogério Gomes preferiu que as cenas da novela Escrito na Estrelas falassem por si só. O resultado foi emocionante: várias pessoas ficaram com os olhos mareados e todos aplaudiram com muita vibração.
O amor de almas gêmeas pode resistir depois da morte?
Este assunto será tratado na novela Escrito nas Estrelas de Elizabeth Jhin da Rede Globo, que tem como foco central a história de um amor impossível, na qual o personagem de Jayme Matarazzo (Daniel) se apaixona pela personagem de Nathália Dill (Viviane). Daniel morre logo no começo da trama e depois retorna como um fantasma para evitar a aproximação de Viviane com seu pai Ricardo (Humberto Martins). O que todos desejam saber é se o amor resiste à morte e a possibilidade de um sentimento tão forte continuar mesmo depois que um deles morra.
Pode o amor viajar por este mistério chamado vida após morte? Os espíritas acreditam que sim. Claro que para muitos, isto é subjetivo. Os mais céticos dizem que "tudo pode ser explicado", mas acabam por não explicar.
Se entendermos que o amor verdadeiro resiste a tudo, principalmente ao tempo e à distância, por que não acreditar que ele pode ultrapassar dimensões espirituais e do tempo-espaço?
Os espiritualistas também acreditam ser possível este contato, pois entendem que o espírito é imortal e que nada acaba, devido à grandeza da alma que transcende o corpo e a ação do karma (significa ação), ou seja, "a lei da causa e efeito".
Para entender a possibilidade de uma ligação com alguém que se amou muito e partiu, é preciso basear-se na ideia de que a alma já existe na sua plenitude antes, durante e depois de uma existência terrena e que precisamos de experiências para poder evoluir e de um veículo que é o nosso corpo humano. Entretanto, sabemos que a alma jamais encarna em sua totalidade. Quando o corpo físico morre, ela volta à sua origem, onde as experiências às quais foi submetido são avaliadas e integradas em sua estrutura essencial.
Não existem provas científicas que apoiem a possibilidade que isto aconteça, mas os relatos das experiências descritas por algumas pessoas são intrigantes, pois a sensação da presença física neste plano de um ente querido que já morreu não pode ser considerado como alucinação. Alguns conseguem ver com nitidez, outros, apenas como uma nuance ou um feixe de luz; alguns espíritos sussurram nomes e se fazem presentes em datas ou fatos especiais, além de enviar recados do além usando os sonhos.
Nesta Era de Aquário, apesar de a ciência invadir nosso cotidiano, o que mais intriga é o aumento do número de pessoas que acreditam que este fenômeno é possível, especialmente no Brasil, o maior país espírita do mundo. A novela serve como recurso para desvendar a possibilidade do homem entender sobre o seu verdadeiro valor espiritual e se é possível um amor tão poderoso ser capaz de continuar mesmo depois da morte de um deles. Eu creio que sim. Muitos também.
Discute-se nas universidades dos países mais avançados quem é verdadeiramente o ser humano. Este fascínio pelo descobrimento de suas origens aproxima o homem cada vez mais de Deus.