O médico Domingo Braile, de Rio Preto, recebeu nesta quarta-feira, 6, o Prêmio Finep de Inovação 2013 das mãos da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A Braile Biomédica, indústria de produtos médicos usados principalmente em cirurgias cardíacas, venceu a etapa nacional do prêmio na categoria “Média Empresa”. Em outubro, a Braile já havia conquistado o prêmio na etapa regional.
O prêmio é oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é um instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Pela conquista, a indústria comandada pelo médico Domingo Braile recebeu premiação de R$ 300 mil do Governo Federal.
Durante a cerimônia de entrega da 16ª edição do Prêmio Finep de Inovação, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil é um país de empreendedores e destacou a importância de investimentos em inovação para as pequenas empresas.
"Em um país de empreendedoras como o Brasil, é importante que a inovação seja um dos objetivos das pequenas empresas", destacou a presidente. "Todos os premiados merecem nossa admiração e nosso reconhecimento. Todos se engajaram em projetos que permitiram alargar as fronteiras do conhecimento e criar as condições para aumentar a competitividade e garantir mais bem-estar ao povo brasileiro".
A presidente afirmou que a sociedade brasileira "tem de valorizar e incentivar" os inventores. "Por isso o prêmio Finep é tão importante". Dilma afirmou ainda que investir em inovação é uma das prioridades de seu governo. "Uma prioridade que perseguimos por meio de políticas de amplo alcance, construídas em articulação com o meio acadêmico e com as empresas".
Ela destacou, dentre as políticas citadas para a área, o Plano Brasil Maior, além do aumento de vagas do ProUni e do Fies e na interiorização das universidades federais. "E também num programa que eu acredito ser muito importante, como o caso do Ciência Sem Fronteiras", acrescentou.
"Um dos elementos fundamentais é o plano Inova Empresa, de estímulo à inovação, que mobiliza investimentos de R$ 33 bilhões", disse a presidente. "Nós lançamos editais para todas as áreas estratégicas definidas no Inova Empresa e nós esperamos contratar todos os projetos antes do final do ano", acrescentou. Para Dilma, o Inova Empresa se distingue "pela quantidade inédita de recursos para a inovação e por avançar em aspectos operacionais decisivos".
Ao final de seu pronunciamento, a presidente disse ainda que a competitividade no Brasil vai estar sempre atrelada "à capacidade de gerar inovação e de traduzir a ciência e tecnologia em inovação". "Sabemos também que este é um processo que exige a parceria público-privada. Sabemos que vai exigir toda a dedicação de pesquisadores e de inventores. Cada uma das empresas vencedoras (do prêmio Finep) dá um passo nesta direção, assim como cada um dos pesquisadores", concluiu.