Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
sexta-feira, 19 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Artigos
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Diário da Região/Domingo Braile, segunda-feira, 28 de setembro de 2009
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Na semana que hoje termina, tivemos uma das maiores conquistas para a internacionalização da nossa Faculdade de Medicina, Famerp e seu hospital de suporte, o Hospital de Base (HB). Recebemos uma delegação americana da ONG “Chidren’s Heartlink”, organização não governamental com mais de 40 anos de existência e que, pela primeira vez, inicia um programa no Brasil. Representantes desta entidade internacional no final do ano passado vieram ao nosso País para escolher um serviço de cirurgia cardíaca infantil que tivesse méritos para receber a cooperação de tão importante grupo de ajuda para o tratamento das crianças com doenças no coração. Visitaram seis centros, desde o nordeste até o sul da nação. Pelo trabalho aqui desenvolvido, pela qualidade do grupo que atua neste segmento e com a perspectiva da próxima inauguração do Hospital da Criança, fomos a cidade escolhida! O grupo que aqui passou toda a semana contou com 15 voluntários que atuam na “Mayo Clinic” na cidade de Rochester, no estado americano de Minnesota. A Mayo Clinic, fundada no início do século passado, tornou-se referência no tratamento médico e cirúrgico das mais complexas enfermidades, sempre tendo o paciente como o principal foco. Na segunda metade dos anos 50 do século passado, foi um dos dois únicos centros mundiais a desenvolver a cirurgia cardíaca a “céu aberto”. Nesta época, quem quisesse aprender as inovadoras técnicas de circulação extracorpórea, para poder operar o coração, tinha que deslocar-se a essa região do globo.

Foi o que fizeram os pioneiros da especialidade no Brasil, que aqui implantaram uma das melhores cirurgias cardíacas do mundo. Tive a honra de participar deste desafio, em um tempo em que éramos considerados subdesenvolvidos e incapazes de penetrar neste desafiador campo da cirurgia. Faço esta introdução para salientar a importância de ter em Rio Preto um grupo da “Mayo Clinic”, que reconhecendo o valor da nossa cidade no contexto nacional, traz toda a experiência desta tradicional Faculdade de Medicina para nós. Os benefícios serão grandes para os profissionais: médicos, enfermeiras, perfusionistas, fisioterapeutas, infectologistas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos, enfim todos que se dedicam a tratar das crianças que por defeitos congênitos ou adquiridos estão condenados à morte ou a uma vida de sofrimentos, se seus defeitos cardíacos não forem corrigidos a tempo. Durante a troca de conhecimentos foram operadas 10 crianças, com ótimos resultados e um grande incremento no uso das mais modernas tecnologias já em uso no HB. Os profissionais que aqui estiveram durante todo o tempo elogiaram as nossas instalações, equipamentos aqui desenvolvidos e produzidos, assim como e a excelente performance de todos nossos profissionais. O grande ganho será para os pacientes, principal finalidade de toda nossa dedicação e permanente atualização. Também ganharão os alunos e profissionais da saúde da Famerp e HB que poderão ter acesso aos mais modernos avanços da medicina, indo buscá-los em uma das melhores fontes dos EUA. A colaboração de uma grande equipe de suporte a esta verdadeira maratona de trabalho intenso e responsável devemos o sucesso desta atividade de alto alcance na área médica e social. Rio Preto, apesar da descrença de alguns, continua sendo a cidade dos sonhos que se realizam!

DOMINGO BRAILE
Professor Emérito da Famerp e Sênior da Unicamp. Membro da Academia Rio-pretence de Letras.

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(24/05/2014) Resistência extrema (Sobre Corridas!)
(17/09/2013) Distribuindo Simpatia
(09/08/2013) O CAMINHO DO MENOR ESFORÇO
(15/01/2013) Mais idade pode ser sinônimo de sabedoria
(20/12/2012) Como deter a matança dos inocentes
(19/12/2012) A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BANCO DOS RÉUS
(16/12/2012) DEZ razões para uma vida sem televisão
(16/12/2012) Viajar é Preciso !
(21/11/2012) Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?
(15/11/2012) Sensibilidade
(09/11/2012) Para que servem os militares?...
(19/09/2012) OS PSICOPATAS MIRINS E A HORA QUE JÁ PASSOU
(07/09/2012) Áreas livres de armas ou áreas livres para massacres?
(27/08/2012) Exclusivo
(26/08/2012) Cuidado com os temperos prontos


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes