Senhor Guilherme, 46 anos, cobrador do ônibus da linha Floramar (2214) em Belo Horizonte. MG. Tive o privilégio de conhecer essa pessoa rara nos dias de hoje distribuindo simpatia e despertando nas pessoas ali presentes um clima de total solidariedade e aproximação. Um clima de descontração nunca visto num ambiente público, principalmente em se tratando de transporte coletivo.
Já se aproximando do centro da cidade pedi para tirar uma foto e prometi a ele essa divulgação no site da rádio Melodia pois o mundo carece desses exemplos de solidariedade genuinamente cristã, pessoas que se preocupam com o bem estar de todos, que se esforçam para quebrar o gelo da indiferença e pouco caso para com o seu próximo.
O senhor Guilherme é só cuidados, gentilezas e atenção para com todos os passageiros já no ato da cobrança da passagem: Coisas simples mas que fazem a grande diferença e que nós perdemos o habito de praticar no nosso dia a dia: bom dia para o senhor, bom dia para a senhora, tenha uma boa viagem, obrigado pelo dinheiro trocado, e por aí vai distribuindo atenção e gentilezas para com absolutamente todos. Chega a surpreender a grande maioria das pessoas pois o que se vê nos dias de hoje é um semblante fechado, hipocritamente discreto, indiferente a tudo e a todos, como se fosse uma regra geral, regra de conduta: não sorrir, não cumprimentar, praticamente não vê, não enxerga o outro que está alí, junto, espremidos, tocando-se até.
Senhor Guilherme, foi um prazer conhecê-lo. Sua maneira de ser nos torna mais gente, mais humanos, e nos aproxima do Mestre JESUS que nos ensinou justamente a viver e comportar deste modo. O senhor é um exemplo vivo do cristianismo que deveríamos viver.
Receba o meu abraço.
Osmar Santos.