Conta uma fábula que uma cobra estava rastejando pela floresta quando viu um vaga-lume, todo ágil, voando e com sua luzinha brilhando, brilhando... e brilhando muito.
A cobra rastejou, perseguindo o vaga-lume, e tentava devorá-lo, dando o bote. Após mais de horas nesta perseguição, o vaga-lume, cansado, disse para a cobra;
- Por favor, senhora cobra, estou muito cansado, podemos conversar antes da senhora tentar me devorar novamente?
A cobra achou uma audácia do vaga-lume pedir-lhe tal coisa, mas concordou:
- Diga sr. vaga-lume o que tem a dizer! Mas, diga bem rápido! Ssssss...
O vaga-lume, então falou:
- Eu gostaria apenas de lhe fazer três perguntas e depois não vou mais falar com a senhora. A primeira é, por acaso, eu sou da sua cadeia alimentar?
A cobra pensou e respondeu:
- Não. Ssssssss...
O vaga-lume continuou: - Eu lhe fiz alguma coisa?
A cobra, já impaciente, disse:
- Não! Sssssss...
E o vaga-lume foi para a última pergunta:
- Então porque a senhora está me perseguindo e quer me matar?
A cobra, então, mais nervosa ainda, respondeu:
- Porque o seu brilho me incomoda! Sssss....
E voltou a perseguir o bichinho luminoso.
Você deve estar pensando o que uma fábula como esta tem a ver com um artigo sério sobre comunicação empresarial. Pois bem! Eu lhe digo que tem tudo a ver!
Quando uma empresa começa a ter sucesso e mantém este sucesso por muito tempo, os concorrentes querem logo descobrir o segredo deste sucesso e tentam de todas as formas apagar este “brilho” presente no mercado.
O que podemos observar nestas empresas de sucesso é que além de executarem bem o seu negócio, elas têm algo mais: elas têm uma comunicação eficiente, que projeta a sua marca, seus produtos e serviços e consegue chegar à mente do consumidor e lá ficar por um bom tempo, com seu “brilho”.
A pergunta, então, é: como agir para fazer a minha empresa brilhar também na mente do meu cliente?
A resposta é não agir como a cobra, que tenta a todo custo eliminar o vaga-lume porque não pode concorrer com ele. A resposta é planejar uma ação de comunicação para sua empresa também.
O marketing de relacionamento, tão em moda nos dias de hoje, é uma das estratégias mais eficientes para atingirmos nosso público-alvo, falarmos com ele, nos relacionarmos, sermos notados, mostrarmos nossos produtos e serviços e fidelizarmos o cliente.
Dentro desta estratégia, a participação em eventos segmentados e a realização de eventos corporativos são extremamente importantes.
A feira é apenas uma das ferramentas deste novo e importante vetor do marketing. Expor em feira, mostras, é ação de marketing que tem uma boa relação custo x benefício.
Nesta oportunidade, o visitante tem mais tempo e disponibilidade e está fora de seu ambiente de trabalho. Um fator de grande relevância nos novos tempos são as oportunidades de parcerias, alianças e acordos operacionais. Até com quem julgamos ser concorrentes; trocar informações e atualização.
A feira exige planejamento. Prepare sua equipe, motive-a, faça convites personalizados, marque encontros, almoços e jantares no evento. Divulgue o evento no seu site, no seu informativo, envie e-mails.
O evento tem 3 fases: pré-evento, trans-evento e pós-evento, todas são importantes e devemos dedicar um pouco do nosso tempo. O pós-evento continua sendo o menos trabalhado.
Nesta fase, faça um esforço, divulgue sua participação internamente, em seu site, para sua equipe, faça uma memória com fotos e imagens. Registre uma visita e envie com um cartão pessoal. É só você experimentar e verá que vale a pena usar essa ferramenta de marketing. É essencial!
O seu estande pode ter um brilho próprio que será reconhecido pelo mercado e pelos seus clientes e concorrentes.
Bons eventos e bons negócios!
.