Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Artigos
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
PERFIL DO INTERNAUTA BRASILEIRO
MKTEAM - Consultorias a E-commerces, sábado, 27 de setembro de 2008
PERFIL DO INTERNAUTA BRASILEIRO
61% dos internautas brasileiros que se conectam ao menos uma vez por semana são do sexo masculino. Destes, três em cada cinco estão na faixa etária entre 14 e 24 anos.

.58% dos internautas são homens e 42% mulheres.


.57% dos que acessam regularmente a Internet têm de 14 a 24 anos, seguidos pela faixa etária de 25 a 34 anos (23%).


.60% dos internautas pertencem às classes A e B no Brasil, enquanto a classe C corresponde à aproximadamente 30% dos usuários.


.67% dos usuários da Web no Brasil são solteiros, enquanto os casados somam 29% e apenas um terço desse universo de usuários (31%) têm filhos.

Quando se fala em Internet, rapidamente vem à mente a imagem do Internauta, ainda percebido como um ser humano diferente dos demais. De um modo geral, temos a idéia de que o Internauta é um jovem recluso, que decidiu acessar o mundo de forma virtual e não se interessa por mais nada a não ser seu computador. Uma rápida incursão no Target Group Index permite investigar o real perfil dos usuários da Internet nas diferentes regiões do Brasil.

O Internauta brasileiro é notadamente das classes A e B e, embora tenda a ser mais jovem do que a média da população (concentradamente entre 12 e 24 anos), esta não é sua principal característica. É, sim, acentuadamente mais instruído, seja com relação ao ensino formal, seja com relação ao domínio da língua inglesa. Até aqui, provavelmente, não há nenhuma novidade. Entretanto, ao compararmos o Internauta com a população das classes A e B com idade entre 12 e 44 anos (população de referência), encontramos algumas surpresas.

O Internauta é duas vezes mais inclinado a freqüentar o cinema semanalmente do que a população de referência - os heavy users de Internet são três vezes mais! Os Internautas, incluindo os heavy users, são também mais leitores de revistas, mais freqüentadores de fast food e consomem proporcionalmente mais refrigerantes diet e isotônicos do que os integrantes das classes A e B, de 12 a 44 anos. Também bebem um pouco mais, fumam um pouco menos e são levemente mais interessados em ter uma dieta balanceada. E não diferem significativamente da população de referência no tocante a questões como "gostar de receber pessoas em casa" ou "comer juntos em casa", bons indicadores de sociabilidade. Ou seja, não são tão estranhos e nem tão reclusos assim. Claro que eles têm suas predileções, como mostra a análise dos indicadores de afinidade com alguma marcas específicas.

Enquanto os não Internautas do grupo de referência têm maior afinidade com marcas de tênis como Penalty, Topper ou Rainha, os Internautas estão mais próximos de marcas como All Star, Adidas, Nike, Mizuno e Reebok (estas quatro últimas mais acentuadamente para os heavy users)

Desodorantes como Vinólia, com boa penetração entre os não Internautas, não fazem muito sucesso com os Internautas, principalmente os heavy users, que tem uma certa queda para Speed Steak ou Banho a Banho. Muito embora perfumes do Boticário tenham maior penetração entre os Internautas, a preferência por perfumes como Calvin Klein e Polo Sport diferenciam o heavy users, que são duas vezes mais inclinados a consumir estas marcas do que o grupo de referência. Ou seja, os Internautas são, sim, um "povo" diferente, mas não necessariamente naquilo que imaginamos.

E, mesmo entre os Internautas, podemos encontrar grupos claramente diferenciáveis. Uma análise de cluster efetuada a partir de questões atitudinais respondidas pelos 2.130 Internautas de nossa amostra permite criar cinco grupos distintos:

.os cuidadosos (28%), mais informados e que tendem a se preocupar mais com finanças e alimentação

.os caseiros (20%), mais "light users", que dedicam mais tempo à casa e se consideram religiosos tradicionais

.os despreocupados (18%), mais "heavy users", que não se importam muito com saúde ou alimentação

.os reacionários (11%), o menor grupo, que são mais machistas e preferem ser conduzidos

.os típicos (23%), que representam o perfil médio dos Internautas.

Esta análise geral feita para os Internautas é um bom exemplo, ainda que limitado em sua abrangência, do uso potencial da ferramenta Target Group Index. O usuário da pesquisa pode ter acesso à penetração nacional ou regional de produtos em diversos seguimentos da população e avaliar o perfil, os hábitos diários (inclusive de Mídia) e atitudes de seus consumidores. Essas informações podem ser utilizadas para posicionamento estratégico, definição do "copy" das campanhas, dimensionamento de mercados, e, principalmente, para o melhor entendimento dos consumidores.
Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(24/05/2014) Resistência extrema (Sobre Corridas!)
(17/09/2013) Distribuindo Simpatia
(09/08/2013) O CAMINHO DO MENOR ESFORÇO
(15/01/2013) Mais idade pode ser sinônimo de sabedoria
(20/12/2012) Como deter a matança dos inocentes
(19/12/2012) A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BANCO DOS RÉUS
(16/12/2012) DEZ razões para uma vida sem televisão
(16/12/2012) Viajar é Preciso !
(21/11/2012) Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?
(15/11/2012) Sensibilidade
(09/11/2012) Para que servem os militares?...
(19/09/2012) OS PSICOPATAS MIRINS E A HORA QUE JÁ PASSOU
(07/09/2012) Áreas livres de armas ou áreas livres para massacres?
(27/08/2012) Exclusivo
(26/08/2012) Cuidado com os temperos prontos


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes