Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 18 de abril de 2024
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Artigos
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
Aprendendo a nadar com os tubarões
José Antônio Rosa*, sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Aprendendo a nadar com os tubarões

Título sugestivo de um livro de Harvey Mackay: "Nade com os tubarões sem ser comido vivo". Provavelmente esse livro não foi traduzido no Brasil, mas os interessados podem buscar edição portuguesa, da editora Difusão Cultural. O subtítulo dá a receita para o nado com as feras: venda-se, gerencie-se, motive-se e negocie-se! Boa síntese do caminho das pedras para vencer apesar da existência de concorrentes dispostos a jogar duro.


"Vender-se". É evidente que não se trata aqui de abrir mão dos valores pessoais para atingir o sucesso a qualquer preço. Trata-se, isso sim, de deixar a idéia ingênua de que se se tem bons projetos eles vão acontecer por si mesmo. Não vão. Alguém tem de "vender" suas idéias e projetos e isso quer dizer fazer prospecção de mercados, fazer oferta regular e sistemática de suas idéias, produtos e serviços, influenciar outras pessoas.


Gerencie-se. Alguém desorganizado perde tempo e cansa mais fácil. Alguém que não controla as próprias emoções pisa no tomate. Alguém que se esquece dos próprios objetivos vai ao sabor dos ventos. É necessário gerenciar-se.


Motive-se. O fracasso inevitável vem, muitas vezes. Para superar as quedas, entusiasmo. Por outro lado, nada é tão simples como parece, logo, sem motivação, não dá. Mas, se ficarmos esperando que o mundo seja cor-de-rosa para nos motivarmos, sabe quando o conseguiremos? Nunca. Motive-se, pois.


Negocie-se. Os outros também têm objetivos, limitações, dificuldades. Para criar parcerias sólidas precisamos atendê-los em suas necessidades. Sem esquecer de garantir nossa parte, evidentemente. Vale dizer: negociação.


Os outros nem sempre são fáceis - alguns são tubarões. Porém, é nesse mundo que vivemos. Precisamos aprender regras pró-ativas de convivência.


*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.


 

 


Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(24/05/2014) Resistência extrema (Sobre Corridas!)
(17/09/2013) Distribuindo Simpatia
(09/08/2013) O CAMINHO DO MENOR ESFORÇO
(15/01/2013) Mais idade pode ser sinônimo de sabedoria
(20/12/2012) Como deter a matança dos inocentes
(19/12/2012) A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BANCO DOS RÉUS
(16/12/2012) DEZ razões para uma vida sem televisão
(16/12/2012) Viajar é Preciso !
(21/11/2012) Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?
(15/11/2012) Sensibilidade
(09/11/2012) Para que servem os militares?...
(19/09/2012) OS PSICOPATAS MIRINS E A HORA QUE JÁ PASSOU
(07/09/2012) Áreas livres de armas ou áreas livres para massacres?
(27/08/2012) Exclusivo
(26/08/2012) Cuidado com os temperos prontos


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2024 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes