Melodia Web
Rádio Melodia Web - www.melodiaweb.com - São José do Rio Preto - SP - Brasil
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Ouça a MelodiaWeb
Página inicial Ouça música de qualidade pela Internet

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Artigos
Diminui o tamanho da fonte Aumentar o tamanho da fonte
ACADEMIA RESGATA O PASSADO
Dr. Domingo Braile / Diário da Região, quarta-feira, 10 de junho de 2009
ACADEMIA RESGATA O PASSADO

Só existem o passado e o futuro, talvez o presente represente apenas uma ilusão! Possivelmente, assim pensando, o prof.dr. Paulo César Naoum, comemorando os 10 anos da Academia de Ciência, Tecnologia e Cultura, decidiu resgatar o passado com uma visão futurista própria dos cientistas de formação sólida como é o caso deste eminente professor.


Falar do Paulo Naoum é muito fácil. Representa um dos baluartes da nossa Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, que em sua vertiginosa evolução transformou-se no Ibilce (Instituto de Biociências) motivo de orgulho para todos os rio-pretenses.


Exerceu os cargos de professor titular e diretor da instituição, impulsionando o ensino e a pesquisa, baseado nos consistentes conhecimentos adquiridos no Brasil, na Inglaterra e na Itália.


Trata-se de um dos mais renomados pesquisadores na área das hemoglobinopatias, com trabalhos que lhe trouxeram merecido reconhecimento nacional e internacional.


Com todos estes predicados, em mais um ato de grandeza, a Academia decidiu resgatar o passado, homenageando rio-pretenses que ajudaram o progresso da nossa cidade. A escolha segundo decisão do Conselho Científico da Academia foi baseada na meritocracia, hoje esquecida principalmente pelas ações de estado.

Quis o destino que eu fosse um dos agraciados com o prêmio de Tecnologia. Traduzir em palavras minha emoção ao receber o troféu, transcende aos meus dotes.


Ficaria constrangido em redigir este artigo não fosse pelos companheiros que com justiça constituíram a tríade dos homenageados.


O prof.dr. Luiz Dino Vizotto e o querido decano, poeta e livreiro Ferdinando Giovinazzo receberam respectivamente os troféus de Ciência e Cultura.


As palavras do anfitrião foram claras para dizer que nos havia escolhido como exemplos de dedicação e perseverança nas ações em prol da difusão do conhecimento, arma poderosa contra o subdesenvolvimento.


Presenteou-nos e à seleta plateia com a música mágica de Mozart, executada por um perfeito trio de cordas.


As apresentações foram feitas pela competente jornalista, advogada e escritora Cecília Demian, que com sua palavra fácil e cheia de carinho, soube fazer brilhar os predicados de cada um dos homenageados.


Foram emblemáticas as palavras do professor Vizotto, mostrando sua dedicação ao ensino e a pesquisa no Brasil, nos EUA e em países da Sul-América.


Emocionou a todos a fala do poeta Ferdinando Giovinazzo, que do alto dos seus quase 90 anos, soube cativar a todos com sua lucidez, encantamento e alegria.


Tenho certeza que os meus companheiros desta jornada representam exemplos a serem seguidos pelos jovens que vivem a aventura de construir um país mais justo baseado na meritocracia, única forma de valorizar o conhecimento, fonte inconteste do progresso.


Dr. Domingo Braile


Diretor da Pós-Graduação da Famerp e Prof. Sênior da Unicamp


Visite o site da AC&T

Ouça a MelodiaWeb Este site possui uma rádio web que prioriza música italiana, MPB, clássica, tango, bolero, instrumental, esperanto, etc.
Clique na imagem ao lado para ouvir
Ouça a MelodiaWeb
Veja também
(24/05/2014) Resistência extrema (Sobre Corridas!)
(17/09/2013) Distribuindo Simpatia
(09/08/2013) O CAMINHO DO MENOR ESFORÇO
(15/01/2013) Mais idade pode ser sinônimo de sabedoria
(20/12/2012) Como deter a matança dos inocentes
(19/12/2012) A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BANCO DOS RÉUS
(16/12/2012) DEZ razões para uma vida sem televisão
(16/12/2012) Viajar é Preciso !
(21/11/2012) Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?
(15/11/2012) Sensibilidade
(09/11/2012) Para que servem os militares?...
(19/09/2012) OS PSICOPATAS MIRINS E A HORA QUE JÁ PASSOU
(07/09/2012) Áreas livres de armas ou áreas livres para massacres?
(27/08/2012) Exclusivo
(26/08/2012) Cuidado com os temperos prontos


Veja todo conteúdo desta categoria
Ouça a Rádio do coração
© 2020 Rádio Melodia. Todos os direitos reservados.
Design: Win Multimídia - Desenvolvimento:Adriel Menezes