Todos nós que somos músicos começamos geralmente da mesma forma: escutamos algo no rádio ou em um CD e, imediatamente, algo que estava adormecido, desperta. Sim, de repente, começamos a entender o motivo pelo qual estamos aqui no planeta Terra.
O sentido de nossas vidas passa a ser a música. O mundo da música passa a ser o nosso porto seguro, a nossa religião. Não carecemos de guias espirituais nem de um templo para rezar. Basta pegar o instrumento e viver os momentos especiais nos quais viajamos para onde e quando quisermos.
As pessoas ao nosso redor podem estranhar o fato de gostarmos de ficar sozinhos escutando nossas músicas. Se você passa horas trancado em seu quarto, treinando e aperfeiçoando sua técnica, independente da vontade de fazer da música um meio de vida ou não, você está em processo de auto-conhecimento.
Estudar música é algo maravilhoso. A música só nos traz coisas boas. Talvez você esteja aprendendo aquele solo lindo de guitarra apenas para impressionar a vizinha que mora ao lado. Mesmo assim você está aprendendo algo que o fará evoluir como ser humano. As artes são os caminhos que nos levam ao sublime. Se você sabe tocar apenas três acordes, mas os toca com emoção, feche seus olhos e deixe a energia positiva da música fluir em seu corpo e em sua alma. Deixe-se levar pelo momento.
Se o seu pai parece preocupado ao te ver tocando sua guitarra o dia inteiro, não se aborreça, pois ser músico no país da Egüinha Pocotó é uma tarefa muito difícil. Infelizmente, temos de ter um emprego “sério” (essa é expressão usada pelos pais) para garantir as finanças, enquanto vamos tocando em bares e casas de show (com estrutura precária na maioria das vezes) para divulgarmos o nosso trabalho musical.
Começar do nada e viver todo tipo de aventura faz parte do processo de amadurecimento do músico. Para a maioria, a música acaba se tornando um hobby, já que viver de música é algo tão difícil quanto ser escritor ou artista plástico. Nunca abra mão de fazer o que você gosta, pois caminhar em busca da realização de um sonho muitas vezes é mais divertido e motivante do que chegar lá.