Fazer exercícios melhora o humor e faz um bem danado à saúde. Escutando música então, a coisa flui que é uma beleza e pode aumentar o rendimento de uma pessoa em até 15%, de acordo com um estudo do pesquisador Costas Karageorghis, da universidade de Brunel, em Londres. "O estímulo das batidas da música bloqueia algumas das mensagens que a musculatura e alguns órgãos vitais enviam para o cérebro e isso acaba reduzindo a percepção do esforço", explica ele.
Quando ouvimos músicas, o fato de se exercitar torna-se divertido. Desta forma, temos a sensação de que o tempo passa mais rápido e, muitas vezes, praticamos por mais tempo. Se os movimentos da musculação, por exemplo, forem realizados em sincronia com as batidas da música, melhor ainda.
Estes efeitos, porém, não se aplicam em pessoas em que a capacidade aeróbica exceda 75%.
Depois do exercício, na hora do alongamento e relaxamento, também é possível que a música ajude. "É uma nova área de pesquisa ainda, mas a música pode ter um efeito também na recuperação. Quanto mais lento e calmo o ritmo nessa hora, melhor. O ideal é procurar bpm igual ou abaixo da sua frequência cardíaca de repouso", diz Karageorghis.
Prezado Leitor, não esqueça de curtir esse post e me seguir no Twitter:@OsmarSantos14 ou me adicionar no Face: http://www.facebook.com/radiomelodiaweb.